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4 DICAS PARA TER OS MELHORES RESULTADOS NO YOUTUBE EM 2022

UM NOVO YOUTUBE

Estamos em 2022 e, apesar da rápida ascensão de outras plataformas de vídeo como Tik Tok, IGTV e Reels, o YouTube permanece como a principal rede de busca e compartilhamento de conteúdo audiovisual.

Sim! E temos provas! Segundo os dados levantados neste ano pela página Statista, mais de um bilhão de horas são consumidas no YouTube todos os dias. E hoje, a plataforma conta com cerca de 2 bilhões de usuários.

Isso ocorre porque, diferente dessas outras plataformas de vídeos, o YouTube trabalha com enfoque na pesquisa de conteúdo. O usuário possui um papel ativo na rede e vai atrás do que ele quer assistir pelas ferramentas de busca, ao invés de, necessariamente, esperar que o vídeo apareça no seu feed.

Se prioritariamente os usuários buscam pelo conteúdo que eles querem ver, o que significa? Que a tendência para o YouTube em 2022 está cada vez mais parecida com a forma que as pesquisas são realizadas no Google, ou seja, de caráter informativo!

Afinal, buscamos conteúdos para resolver problemas. Isso inclui desde o tutorial para um jantar, até dicas de como estabelecer um negócio.

Um ótimo sinal para especialistas em lançamento de cursos, ou empresas que buscam investir em marketing de conteúdo!

Se você quer expandir a imagem do seu negócio digitalmente, é muito importante elaborar vídeos para o YouTube. A plataforma ideal para construir presença online e produzir conteúdos mais detalhados.

Por isso, separamos quatro dicas muito importantes para você alcançar resultados no YouTube! Conquistando novos inscritos, visualizações e likes/curtidas!

  1. ENTENDA A FERRAMENTA DE PESQUISA

Assim como o Google, o YouTube tem um método para definir quais vídeos aparecerão em primeiro lugar nas pesquisas. Se eu digitar na ferramenta de busca “carros autônomos”, por exemplo, a plataforma irá priorizar os vídeos com essa palavra-chave.

E onde ficam essas palavras-chave nos vídeos? No título, na descrição e nas tags. Esses três lugares compõem os metadados e são com base neles que o YouTube compreende que tipo de conteúdo você está produzindo e, por meio disso, sabe para quem indicar.

Por essa razão, antes de digitar qualquer coisa nesses três espaços, verifique quais são as palavras-chave mais pesquisadas para garantir que o vídeo será bem distribuído.

Você pode usar ferramentas como o Google Trends para saber os termos mais populares, além do próprio raciocínio e imaginar por quais caminhos o usuário precisa percorrer para cair no seu conteúdo.

  1. CRIE THUMBS (CAPAS) CHAMATIVAS

O bom uso dos metadados (título, descrição, tags) faz com que os usuários entrem em contato com seu vídeo. Agora só resta eles sentirem interesse em clicar e assistir. Neste momento que entra a thumb, ou a capa, ela é a responsável por tornar o seu post atrativo. O primeiro contato com o seu trabalho precisa chamar a atenção e se destacar do resto.

Conseguir um bom número de visualizações (views) depende de uma boa thumb. Existem diversos modelos para se inspirar, algumas são mais simples e outras mais complexas. Tudo depende do seu modelo de conteúdo e público-alvo.

Muitas vezes ignoramos essa etapa porque a thumb só é adicionada no momento de postar. Mas se você quiser um bom número de views para monetização, thumbs chamativas são fundamentais.

Existem diversas produtoras que criam vídeos para web com setores de design especializados justamente na construção de thumbs.

Caso decida investir em uma empresa terceirizada, é sempre bom verificar se elas trabalham com a etapa da arte, caso contrário, os resultados dos seus vídeos podem cair para menos da metade.

  1. CONSTRUA UMA IDENTIDADE AUDIOVISUAL

As duas etapas anteriores têm como objetivo alcançar mais views para o seu vídeo. Agora, o que queremos é um bom engajamento de likes e inscrições no canal, ou seja, queremos que o público goste do que assistiu.

E do que o público gosta? O YouTube é uma plataforma de vídeos então, logicamente, os conteúdos mais valorizados são aqueles que dominam o audiovisual e constroem uma identidade por meio da imagem e do som.

O som é onde está o verdadeiro conteúdo do seu vídeo. Se ele estiver baixo ou cheio de ruídos, você está matando sua postagem. Não existe nada mais frustrante do que não conseguir ouvir o que o interlocutor está dizendo.

Já a imagem é a forma como o espectador irá se conectar com o trabalho. Por meio dela que o seu conteúdo será determinado como amador ou profissional. Um vídeo muito escuro ou desfocado não gera a mesma credibilidade que uma produção preocupada com esses detalhes.

Ao curto prazo é possível produzir vídeos com o que possui em mãos e criar uma qualidade interessante de imagem. Mas, ao longo prazo, se quiser resultados, o orçamento para equipamentos de filmagem precisa estar na ponta do lápis.

Lembre-se, diversos outros canais estão criando exatamente o mesmo conteúdo que você. Aquele que se destaca é quem foge do amador e constrói vídeos profissionais.

Mas você não precisa fazer tudo sozinho! Muitas vezes não temos tempo, recursos e nem paciência para estudar e adquirir tudo que uma produção audiovisual de qualidade demanda.

Por isso você pode contar com serviços de produtoras voltadas para isso, seja para consultoria, ou para a criação completa desses materiais.

  1. SE PREOCUPE COM UMA EDIÇÃO DE QUALIDADE

Quando falamos em “criação completa”, incluímos também a etapa que transforma o seu vídeo, a edição. Ela quem define se o usuário irá assistir o vídeo até o final, pois introduz dinamismo para o projeto. Seja pelos cortes que eliminam momentos desnecessários, ou pela inclusão de elementos que tornam o conteúdo mais interativo e didático.

A edição fideliza o usuário e o faz querer consumir mais conteúdos do canal, aumentando o número de inscritos.

Assim como a thumb, a edição pode ser simples ou complexa, dependendo somente das demandas do projeto e qual experiência que queremos passar para o público.

Por isso que a etapa de edição leva tempo e demanda expertise para um trabalho bem-feito, sendo assim, é sempre bom contar com profissionais especializados. Investir em uma produtora de vídeos para editar seus vídeos pode poupar muito o seu tempo, direcionando o foco para o que importa.

CONCLUSÃO

É impossível prever qual será o futuro do YouTube daqui algumas décadas, mas hoje, no ano de 2022, ele está mais ativo do que nunca. É seu dever, como especialista e empresa, dominar esta ferramenta para alcançar mais resultados na web.

E tudo fica mais fácil quando contamos com a ajuda de profissionais do audiovisual e produtoras que possam criar vídeos cada vez mais chamativos e interessantes para futuros clientes.

ANOTA AÍ: vídeos vendem mais e você precisa estar na maior plataforma de audiovisual do mundo se quiser ser a líder do seu nicho de mercado!

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