Como ser inteligente como um elefante

Lembra quando você estava em uma roda de conversa de velhos amigos e amigas, e alguém conseguiu lembrar de algo muito, mas muito antigo? E ai soltaram: nossa! Que memória de elefante!

Pois bem, esse é o link. Os Elefantes possuem uma memória notável, acumulando conhecimentos sociais e ecológicos, lembram-se de aromas e vozes de outras pessoas, rotas migratórias, lugares especiais e habilidades que aprendem ao longo de suas vidas.

Olha só quanta qualidade podemos tirar desses seres tão inteligentes:

  • Sua memória é notável: nada passará despercebido por eles, a arte de sempre lembrar de tudo que foi dito, ouvido ou visto, os fazem estar no topo entre os animais mais inteligentes do mundo.
  • Acumulam conhecimentos sociais: relacionar-se, socializar, construir laços, fazer conexões, conhecer o seu próximo, ouvir.
  • Acumulam conhecimentos ecológicos: conhecer cada milímetro do espaço que você está interagindo tem um valor bem significativo, pois fará com que você saiba realmente qual peça mover em seu tabuleiro de xadrez.
  • Lembram de aromas e vozes: para lembrar dessas coisas, só realmente prestando atenção, parar e ouvir as pessoas. Não adianta dizer que ouve, quando seu único motivo em ouvir é só pra preparar sua retórica de defesa de ponto de vista. Todos são histórias, todos tem suas bagagens, e todos podem contribuir para a melhoria do processo.
  • Conhecem os caminhos: “Aquele que não sabe pra onde está indo, qualquer caminho serve” Já deve ter ouvido essa frase né? Conhecer os caminhos significa duas formas:

– 1. Escolher um caminho, estudar cada pedra ali colocada e chegar ao fim dele.

– 2. Ter a humildade de ouvir e buscar aprender de todos aqueles que já traçaram o caminho que você quer ou até caminhos que sejam totalmente fora da sua bolha.

E por último:

  • Habilidades que aprendem ao longo da vida: Estudeleia livros, faça cursos, ouça podcastsespecialize-se, renove-se, inove-se, transforme-se, refaça-se, e se ainda for preciso, renasça, reconstrua tudo do zero, sem esquecer é claro: de cada passo que que você deu.

Post a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *