As 5 principais dicas pra se construir um bom networking

Sim, sabemos, pessoas não são fáceis…, mas quem disse você é fácil?

Sabe quem é o principal vilão de nossas vidas e de nossas empresas?

Nós mesmos.

Ainda não entendemos que o mundo mudou e que tudo está interconectado, arrisco dizer que fingimos não entender.

metodologia do “eu em primeiro lugar” e o restante que lute é a principal ferramenta desse anti-herói.

Incrível né? Como temos o poder de nos auto sabotar. 

E porque é tão importante nos conectarmos verdadeiramente com as pessoas?

Quanto mais nos relacionamos com as pessoas, com as histórias, com as diferentes visões de vida, mais aprendemos, mais crescemos e mais aumentamos a nossa rede de relacionamentos. No que você pode ajudar, aconselhar, compartilhar com esse cliente além do que você pode prestar de serviços ou já presta ou até nem vai prestar? A mentalidade de logo ao conhecer alguém querer vender algo deixou de existir há uns bons anos. O ser humano quer se sentir único, especial, quer ser ouvido….

Quantas cafés você marcou essa semana com seus clientesfornecedoresamigosfamiliares só pra saber como eles estão? (Aliás no momento #fiqueemcasa, faça vídeo-chamadas via @zoom) e até com seus ex-clientes e fornecedores? Perguntar como anda a empresa, os colaboradores, quando será a próxima festa, se o filho nasceu, falar de alguma coisa que se tem em comum, seja de empreendedorismo, seja de cultura, de arte, esportes… 

Não é possível que a única conexão que consiga fazer com um cliente seja sobre “a sua própria empresa”! Sabe aquele livro que você estava lendo essa semana? Não consegue pensar em ninguém ao ler aquele determinado capitulo? E ligar ou mandar uma mensagem: Fulano, estava lendo o livro tal e lembrei de você no capitulo 5 na página 53. 

Pessoas precisam de pessoas, quanto mais humana for a sua empresa, quanto mais você se doar para conectar-se com outras pessoas, mais você crescerá, consequentemente sua empresa e negócios também. 

Segue 5 dicas pra você construir um bom networking.

  • Ouça mais: para de falar de você se interesse pela história das pessoas.
  • Giver’s Gain: doadores ganham mais. Nem tudo na vida precisa resultar em dinheiro, coloque numa balança, cobrar R$100,00 por aquele mimo vai realmente fazer diferença no caixa da sua empresa? Talvez esses 100 reais poderiam virar 5mil reais lá na frente, se você tivesse sido um doador, sem pensar em contrapartidas, o próprio universo te traria. 
  • Participe de eventos, converse, seja comunicativo, se entregue para os momentos, desarme-se de seus preconceitos, aprenda sobre ciência, religião, política, ouça cada um dos pontos de vistas, ninguém é igual.
  • Responda com rapidez as mensagens, se não der pra responder com atenção na hora, seja sincero: “Estou fazendo tal coisa no momento, te respondo assim que possível tá” e pra não esquecer ative um alarme, coloque na agenda, fixe a conversa no topo da sua lista.
  • Cuidado com os sugadores de energia. Tem pessoas que andam por aí só querendo encontrar a quem possa sugar as energias, os chamamos de “Morceguinhos”. Só procuram doadores pra receber, receber e receber. Normalmente prometem o mundo, números altíssimos e no fim, só queriam se autoprojetar. Esteja atento. 

Networking é uma das nossas principais ferramentas de geração de negócios, geramos negócios quando não estamos fazendo negócios

Post a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *